sábado, 21 de março de 2009

Cardeal José Saraiva Martins na Guarda


"Quando a Igreja Sorri” é o titulo da Biografia do Cardeal José Saraiva Martins, escrita pelo jornalista italiano, Andrea Tornielli. O livro será apresentado na Guarda, no dia 27 de Março, pelas 18.00 horas, na Biblioteca Eduardo Lourenço, pelo Monsenhor Vitor Feytor Pinto e contará com a presença do Cardeal Saraiva Martins. Ao longo de 264 páginas, o autor dá a conhecer de perto o homem que representou Portugal, durante mais de meio século, junto ao Vaticano tendo convivido de perto quer com o Papa, João Paulo II, quer com o pontífice Bento XVI.


Teólogo e professor, José Saraiva Martins é um dos mais influentes cardeais portugueses. Vivendo em Roma desde os anos 50, ali completou os seus estudos e se tornou um dos mais próximos religiosos do falecido Papa João Paulo II. Perfeito da Congregação para as Causas dos Santos, a sua intervenção foi considerada fundamental para a canonização dos pastorinhos de Fátima.


A vida, obra e percurso do cardeal. Natural de Gagos de Jarmelo, na Guarda, onde nasceu no ano de 1932, o jovem José Saraiva Martins começou por frequentar o Seminário das Termas de São Vicente, partindo, em 1954, para Roma. É ordenado sacerdote três anos depois, chegando a reitor da Pontifícia Universidade Urbaniana. Doutorado pela Universidade de S. Tomás de Aquino, é nomeado, em 1988, Perfeito da Congregação para as Causas dos Santos. Revisitando o percurso religioso e pessoal do cardeal português, o jornalista italiano Andrea Tornielli escreve a sua biografia. Uma oportunidade para conhecer de perto o homem que representou Portugal, durante mais de meio século, junto ao Vaticano tendo convivido de perto quer com o antigo Papa, João Paulo II, quer com o actual pontífice Bento XVI. Em 24 de Fevereiro de 2009 D. José Saraiva Martins foi nomeado Cardeal-Bispo da Igreja Católica pelo Papa Bento XVI com o título de Cardeal-Bispo de Palestrina.

Sem comentários: