sábado, 13 de junho de 2009

Celebração do Ano Sacerdotal - Orientações

Celebração do Ano sacerdotal 2009-10

Orientações

O Santo Padre Bento XVI decidiu proclamar um especial Ano Sacerdotal por ocasião dos 150 anos passados desde a morte do Santo Cura d´Ars, João Maria Vianey, verdadeiro modelo de pas­tor pela sua completa dedicação ao serviço do Povo de Deus.



No cumprimento das orientações dadas pelo Santo Padre, quere­mos que este Ano Sacerdotal seja para nós sacerdotes aprofundar­mos a nossa fidelidade à vocação recebida, tendo por modelo a fidelidade do próprio Cristo à vontade do Pai. Queremos que seja para todo o Povo de Deus um ano de aprofundamento do Mistério do Sacerdócio Ordenado e seu lugar na Igreja toda ela ministerial; queremos que seja um ano para que a nossa pastoral das vocações sacerdotais receba novo impulso.



Para isso, vamos procurar que todas as nossas comunidades cristãs vivam intensamente a abertura deste Ano Sacerdotal no próximo dia 19 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dia já dedicado à oração pela santificação dos Sacerdotes; que valorizem, ao longo do ano, especialmente o dia do Bom Pastor e a semana que o precede; que acompanhem e vivam de perto as cerimónias de encerramnento deste Ano Sacerdotal que o Santo Padre deseja assinalar com um encontro mundial de sacerdotes.



Sendo assim, determina-se:



1º) Que cada Sacerdote, Pároco ou não Pároco, no próximo dia 19 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, convoque todos os fiéis que lhe estão especialmente confiados para uma Celebração Eucarística de abertura do Ano Sacerdotal.



2º) Aplicando as determinações do Decreto da Penitenciaria Apostólica publicado em 25/04/2009, concede-se indulgência plenária a todos os fiéis que participarem nesta celebração de abertura, desde que cumpram as condições gerais exigidas, a saber: arrependimento e vontade de expiar os próprios pecados, com Sacramento da Confissão e participação na Sagrada Comunhão.



3º) Que o texto em preparação para apoiar a formação na Fé, ao longo de todo o próximo ano pastoral, na nossa Diocese, inclua uma ou duas catequeses sobre o Ministério Sacerdotal dentro da Igreja toda ela ministerial e que, principalmente na semana que precede o Dia do Bom Pastor, essa formação chegue a todas as comunidades cristãs da nossa Diocese.



4º) Que em cada paróquia ou conjunto de paróquias sejam recordadas e valorizadas pastoralmente figuras de sacerdotes que se distinguiram pelo seu zelo sacerdotal e que estão ainda na memória da spessoas.



Guarda e Paço Episcopal, 2 de Maio de 2009


+Manuel Felício, Bispo da Guarda.

Sem comentários: