quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Celebrar São Paulo - Nota Pastoral


Estimados Diocesanos, irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo:


Hoje escrevo para vos convidar a participar na Celebração Jubilar Comemorativa dos 2000 anos do nascimento de S. Paulo, que vamos realizar na nossa Catedral da Guarda, no próximo dia 25, Domingo, às 18.30 horas.


Saúdo-vos, por isso, com as mesmas palavras com que este Apóstolo costumava saudar as comunidades a que se dirigia, nomeadamente a comunidade de Corinto que ele saúda assim: "A Graça do Senhor Jesus, o amor de Deus Pai e a Comunicação do Espírito Santo sejam com todos vós" (II Cor. 13,13).



Como já anteriormente anunciámos, esta será uma Celebração Jubilar que concede indulgência plenária aos fiéis que preencherem as condições habituais requeridas, a saber: Confissão Sacramental, com firme propósito de emenda e total desapego do afecto a qualquer pecado, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre.



Para criar as condições necessárias que permitam aos nossos fiéis viver plenamente esta Celebração Jubilar, na Sé da Guarda realizar-se-á um tríduo preparatório, nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, com o seguinte programa em cada um desses dias: 20.30 horas – confissões; 21.00 horas – Celebração da Eucaristia, com homilia alusiva ao acontecimento; a seguir, possibilidade de atendimento de confissão, durante mais algum tempo. No dia 25, domingo, cumpriremos o seguinte programa, na Sé: a partir das 17.00 horas – atendimento de confissão; 18.00 horas – Celebração de Vésperas; 18.30 horas – Celebração da Eucaristia.


Peço a todos os Párocos que leiam ou mandem ler esta carta em todas a assembleias dominicais, a realizar no dia 18 próximo ou nas respectivas vespertinas e que, até ao dia 25, marquem tempos específicos de atendimento de confissão para que os fiéis tenham possibilidade de viver este momento jubilar paulino.



Também podem lucrar a mesma indulgência os fiéis da nossa Diocese que, impossibilitados de estarem fisicamente presentes nesta Celebração Jubilar Diocesana, cumprirem as condições referidas, nomeadamente participando na Eucaristia Dominical com Comunhão Eucarística e recitando, em família, o Credo, o Pai Nosso e outra oração pelas intenções do Santo Padre.

S. Paulo é lembrado, na tradição cristã, como sendo o Apóstolo que soube rasgar novas fronteiras à evangelização e o evangelizador verdadeiramente apaixonado por Jesus Cristo, como sublinha a Conferência Episcopal Portuguesa (cfr. CEP – Ano Paulino, uma proposta pastoral, números 2 e 3).



Convido, por isso, todos os fiéis a colocarem nesta Celebração Jubilar Diocesana principalmente a seguinte intenção: Que S. Paulo, o apaixonado de Cristo, faça crescer todos os fiéis da nossa Diocese na relação viva e vital com o mesmo Cristo e que o seu entusiasmo de evangelizador faça despertar toda a nossa Diocese para percorrer os caminhos da Nova Evangelização, através da missão de cariz popular que estamos a tentar definir”.

Sem comentários: