segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Palavra do Bispo.



“Hoje, a nossa Diocese e toda a Igreja vivem um particular momento de festa, por ser dia de ordenações” referiu o Bispo da Guarda, durante a homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, do dia 8 de Dezembro, na Sé da Guarda. E acrescentou: “o dia de hoje é, também, para todos nós, um convite de Deus ao exercício da nossa responsabilidade para promover as vocações sacerdotais. É de todos nós reconhecido o trabalho dedicado e generoso que fazem os nossos Seminários diocesanos e o Pré- Seminário, no acompanhamento e formação daqueles que o Senhor nos envia para seguir o caminho de Jesus Cristo, no exercício do Ministério Sacerdotal”.

“A ti Rui, quero dizer-te que no caminho que estás a realizar no Seminário, em direcção ao Ministério Sacerdotal, Nossa Senhora é o grande apelo para que vivas a tua vida numa íntima comunhão com Cristo. Na Escola de Maria, chegarás mais facilmente aos segredos do coração de Cristo”.

“a vós, Hugo e Celso que hoje sereis ordenados diáconos da Igreja, convido-vos a meditar constantemente na diaconia de Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro e único diácono onde está a referência permanente do vosso serviço à Igreja. Que Nossa Senhora seja para vós o caminho mais curto para mergulhar no coração de Cristo e n’Ele encontrardes a força e a inspiração para viverdes, como Maria, a comunhão silenciosa com a Palavra e o serviço da caridade, distribuindo também, na medida do Ministério que vos é confiado, os mistérios sagrados a todo o povo de Deus”.

“a ti Valter, que a partir de hoje chamamos Padre Valter para recordarmos e saborearmos o sinal da única paternidade que existe digna desse nome, tanto no céu como na terra, quero também recomendar-te, no dia da tua ordenação sacerdotal, o modelo de Nossa Senhora. Modelo de comunhão profunda com o seu Filho Jesus Cristo; modelo de silêncio e de meditação na Palavra; modelo de generosa oferta que fez e continua a fazer do seu Filho a toda a humanidade; modelo de Evangelizadora”. E acrescentou: “Vivendo o teu ministério na comunhão da Igreja, recordo-te a especial comunhão em presbitério para que o teu serviço seja sempre o único serviço sacerdotal de Cristo, para bem da Igreja e do próprio mundo que o Senhor neste momento histórico confia à nossa solicitude evangelizadora”.

Sem comentários: