sábado, 20 de dezembro de 2008

Diocese prepara plano pastoral de conjunto


Reunido em Assembleia Plenária, no dia 22 de Novembro, o Conselho Pastoral Diocesano começou a perspectivar o plano pastoral de conjunto a desenvolver na diocese a partir de 2010-2011.

A reunião decorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, sendo presidida por D. Manuel da Rocha Felício.Tendo procedido a uma visão retrospectiva da sua actividade desde que foi criado em Junho de 2006, o Conselho Pastoral Diocesano iniciou um processo de análise dos seus efeitos na acção pastoral da diocese, bem como das dificuldades sentidas na implementação de algumas propostas ou sugestões emanadas desta assembleia.

Orientado para um futuro próximo, o Conselho Pastoral Diocesano começou a pensar nas linhas de força a dar a uma pastoral de conjunto que importaria desenvolver, a partir de 2010-2011, segundo a Nova Evangelização preconizada pelo Papa João Paulo II, de forma a dar alguma sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido, vai para três anos, no âmbito da catequese e formação de adultos.


Numa perspectiva de unidade da Igreja de Cristo, o Conselho Pastoral Diocesano analisou particularmente a importância dos movimentos eclesiais para o dinamismo da pastoral paroquial e diocesana, bem como do aproveitamento que pode ser feito da rede de comunidades religiosas e de leigos consagrados no meio do mundo para uma verdadeira comunhão de serviços e ministérios.


O Conselho Pastoral Diocesano manifestou ainda o seu agrado e satisfação pelo projecto de remodelação do edifício do Paço Episcopal e Cúria Diocesana, cujas obras se espera possam iniciar-se brevemente, sendo que, entretanto, os serviços ali sedeados ficarão nas instalações do antigo Colégio de São José.


in " A guarda"

Sem comentários: