segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Falecimento de um Sacerdote



No sábado, dia 21 de Fevereiro, faleceu no Seminário Maior onde residia, o Rev.do Padre Manuel Gonçalves Martins Leitão.
A Missa exequial foi presidida no dia seguinte pelo Senhor Bispo em Osendo. Concelebraram alguns sacerdotes. Na homilia, o Sr. D. Manuel lembrou o ministério pastoral deste sacerdote, especialmente a sua dedicação ao ensino e aos jovens. Apelou à oração por novas vocações que venham ocupar o lugar vago pela morte deste sacerdote.
No final da Eucaristia, o cortejo fúnebre seguiu para o cemitério local onde ficou sepultado.

Dados Biográficos:
O Pe. Manuel Gonçalves Martins Leitão era natural de Quadrazais, arciprestado e concelho do Sabugal, desta diocese da Guarda.
Nasceu no dia 11 de Novembro de 1916 e baptizado a 11 de Fevereiro do ano seguinte. Foram seus pais João Gonçalves Martins e Maria Joaquina Janela Leitão.
Frequentou os Seminários Diocesanos de (1926-1937). Foi ordenado diácono no dia 1 de Janeiro de 1939 e presbítero no dia 13 de Agosto do mesmo ano, por D. José Alves Matoso.
Exerceu o ministério pastoral como Director Espiritual do Seminário do Fundão; no Colégio de S.José (Guarda) e Director do Colégio Nun´Álvares de Gouveia (l965-1987). Foi ainda pároco de Melo (1983-2008) e Linhares de (1988-l995).
Foi dispensado da paroquialidade em 2008, ficando a residir no Seminário Maior da Guarda.

Sem comentários: