quarta-feira, 30 de julho de 2008

Directório Litúrgico 2009

Já se encontra à venda o Directório Litúrgico 2009, para a celebração Eucarística e o ofício divino com os próprios de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Esta é a versão oficial do SNL da CEP e por isso aquela que aconselhamos.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Festival Jota 2008



Num passado ainda muito recente, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, realizou-se no Santuário de Nossa Senhora das Dores, na paróquia do Paúl - Covilhã - Serra da Estrela, o maior Festival de música de inspiraçao cristã. Foram três dias de grandes emoções, de muitas vivências, de aprofundamento da fé e de descoberta de novas amizades. O dia era passado em inúmeras actividades preparadas pela organização, desde workshops até desportos radicais (slyde e rappel), passando pelas zarabatanas e tiro ao alvo entre muitas mais. À noite chegava o momento pelo qual esperavamos durante o dia: o momento dos concertos. Pelo palco principal passaram varias bandas, cada uma com o seu estilo próprio de cantar, nao podendo por isso fazer uma avaliação de qual foi a melhor nem a pior... todas foram muito boas, cada uma à sua maneira! Actuaram para nós: Banda Jota (Anfitriã), Kyrios, Terceira Margem, Claudine Pinheiro, Pe. João Paulo Vaz, Simplus, Sopro de Vida, D. José (espanhol), Beatriz Grifol (espanhola) e ainda os nossos irmãos brasileiros os Coração Profético. No final da Eucaristia presidida pelo nosso bispo, sua excelência reverendíssima D. Manuel da Rocha Felício, ficou a promessa de que para o ano haverá mais Festival Jota. No regresso, jovens do norte, centro e sul do país, da vizinha Espanha e até da Alemanha, todos nós regressamos mais fortalecidos na fé e também com muitas amizades feitas e com outras que vieram de lá muito mais amadurecidas. Até lá ficamos à espera, com a certeza de que esta é uma experiência a repetir!




até breve,





In corde Iesus semper.





João Gonçalves

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mais um...

E pronto agora foi a vez do nosso colega João Gonçalves ir passear...

Desde hoje que ele se encontra no Festival Jota, que se esta a realizar no Paul.

Espero que esteja a correr tudo bem e que se divirta, e esperemos que traga novidades frescas para nós xD


quinta-feira, 24 de julho de 2008

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Olá amigos


Estive em Fátima, onde participei no 10º Encontro Nacional de Seminaristas no SNSRF e na Peregrinação Diocesana de Idosos da Guarda.




Como acólito, fiz a minha consagração a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que aqui, partilho.




Mãe do Senhor e nossa Mãe, eu, que recebi o ministério de acólito, peregrino do vosso Santuário, consagro-me totalmente a Vós.



Consagro os meus olhos, com os quais quero contemplar a presença de Jesus Cristo, Vosso Filho, em cada celebração, mas de modo muito especial na Eucaristia.



Consagro os meus ouvidos, com os quais quero escutar atentamente a Palavra do Vosso Filho, para a acolher como Vós.



Consagro a minha boca, com a qual quero louvar o Senhor pelas maravilhas que realiza em nosso favor.



Consagro todos os nossos sentidos e também o meu coração,no qual quero acolher a doação do Vosso Filho em cada celebração litúrgica e de modo excelente na Eucaristia.




Vós que sois a «mulher eucarística» na totalidade da Vossa vida, acompanhai-me no exercício deste ministério e intercede por mim, para que também a minha vida assuma forma eucarística.


Ámen.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Informação...

E o nosso colega Hugo Martins encontra-se desde Domingo em Fátima...

Já ontem teve um encontro com os Seminaristas e hoje e amanha vai acompanhar uma Peregrinação a Fátima de idoso...


Espero que esteja a correr tudo bem e quando ele voltar espero que traga novidades pra nós...

Até lá fikem bem =)

bjs

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Bispo da Guarda convida diocese a viver o Ano Paulino

O Santo Padre Bento XVI convida toda a Igreja a viver um ano a aprender com S. Paulo, para comemorar os dois mil anos do seu nascimento. Ao coincidir este Ano Paulino com um ano em que se realiza o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, S. Paulo pode ajudar-nos, mais que ninguém, a redescobrir a centralidade de Cristo e da Palavra de Deus na nossa vida pessoal e comunitária.

Escolhido e enviado principalmente para evangelizar os pagãos, S. Paulo relembra à Igreja de hoje a sua responsabilidade na nova evangelização. De facto, para levar Cristo e o seu Evangelho ao encontro de todos os povos e culturas, ele soube encontrar novas linguagens, novo ardor, sobretudo inspi¬rado na sua paixão pela pessoa de Cristo e também os novos métodos que lhe foram inspirados pelo conhecimento de povos e culturas diferentes da cultura judaica onde nasceu a Fé Cristã.

Não há dúvida de que S. Paulo foi o maior evangelizador de todos os tem¬pos, tanto pela forma como fez o primeiro anúncio de Cristo como também pelos percursos de catequese que propôs às suas comunidades e fiéis centrados no Baptismo e na identificação com Cristo que ele supõe. Por isso, S. Paulo deixa-nos forte apelo para renovarmos a Iniciação Cristã que estamos a fazer nas nossas comunidades cristãs.


Lembro algumas ajudas com que podemos contar para vivermos este Ano Paulino:
1ª) O Livro que a Conferência Episcopal Portruguesa nos propõe com o título “Um ano a caminhar com S. Paulo”. Inclui uma proposta de meditação centrada num texto de S. Paulo para cada uma das 52 semanas do ano, que decorre entre 29 de Junho de 2008 e o mesmo dia de 2009. É para ser usado por cada pessoa individualmente, pelas famílias, pelas comunidades, pelos movimentos; para inspirar tríduos, novenas e acompanhar grupos de jovens ou adultos que se reunem com regularidade semanal ou mesmo outra. Haverá, a partir da próxima semana, exemplares na Cúria Diocesana, onde podem ser adquiridos.
2ª) As propostas de formação que, ao longo do ano pastoral 2008-09 estão previstas, quer para sacerdotes, quer para leigos, movimentos, paróquias ou grupos de paróquias, levem uma especial marca de S. Paulo e motivem para que, ao longo do ano, as cartas de S. Paulo sejam relidas e meditadas.
3ª) Os fiéis, na nossa Diocese, poderão ganhar indulgência plenária para si ou para alguém já falecido, na nossaa Sé Catedral ou em outras Igrejas que venham a ser indicadas para esse efeito, no dia 25 de Janeiro de 2009, dia da conversão de S. Paulo, que vai coincidir com o domingo e no dia do encerramento deste mesmo Ano Paulino.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Encontro...



No passado sábado dia 28 de Junho realizou-se no Centro Paroquial de São José uma "acção de formação" orientada pelo seminarista Luís Miguel, tendo como objectivo ajudar-nos a viver o Ano Paulino que nesse fim-de-semana se iniciou.

Neste encontro falou-se particularmente nos leitores, como se devem preparar e no coro, sobre o que devem e não devem cantar e em que alturas.

O encontro terminou por volta das 18.10 e em seguida celebrou-se a Eucaristia onde foi mostrado algumas imagens do Ano Paulino.



Bjs até à proxima actualização : )

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ser Acólito


Ser acolito não é só simplemente vestir uma tunica e estar sentado ao lado do padre.
muito mais do que isso e servir deus com amor e alegria, tambem e servir o proximo , ajudar.
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro de todos os acólitos, pois disse um dia estas palavras: Eu estou no meio de vós como aquele que serve Ora acólito é e deve ser cada vez mais um rapaz ou rapariga que gosta de servir a Deus e aos irmãos na vida e na liturgia.Ser acólito é aprender a servir com delicadeza, amor e alegria. O nosso exemplo terá que ser Jesus. Ele serviu como ninguém. Por isso todo o acólito procura conhecer muito bem a vida do seu Mestre. Mas não basta conhecer. É preciso imitar. Imitar alguém é tentar ser como essa pessoa foi. Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, falar como Jesus falou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e, ao chegar ao fim do dia, dormir tranquilo como Jesus dormia.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Instituições e Ordenações na Sé da Guarda

Olá...


Nós acólitos da Diocese da Guarda decidimos juntar-nos neste blog.


Com este blog vamos informando-vos das novidades que se vão passando em várias paróquias.

Esperemos que nos vão visitando diariamente. Prometemos actualizar sempre que possível.

Conta-mos com a vossa visita e com os vossos comentários diariamente.


Bjs até à próxima actualização : )