quinta-feira, 10 de julho de 2008

Bispo da Guarda convida diocese a viver o Ano Paulino

O Santo Padre Bento XVI convida toda a Igreja a viver um ano a aprender com S. Paulo, para comemorar os dois mil anos do seu nascimento. Ao coincidir este Ano Paulino com um ano em que se realiza o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, S. Paulo pode ajudar-nos, mais que ninguém, a redescobrir a centralidade de Cristo e da Palavra de Deus na nossa vida pessoal e comunitária.

Escolhido e enviado principalmente para evangelizar os pagãos, S. Paulo relembra à Igreja de hoje a sua responsabilidade na nova evangelização. De facto, para levar Cristo e o seu Evangelho ao encontro de todos os povos e culturas, ele soube encontrar novas linguagens, novo ardor, sobretudo inspi¬rado na sua paixão pela pessoa de Cristo e também os novos métodos que lhe foram inspirados pelo conhecimento de povos e culturas diferentes da cultura judaica onde nasceu a Fé Cristã.

Não há dúvida de que S. Paulo foi o maior evangelizador de todos os tem¬pos, tanto pela forma como fez o primeiro anúncio de Cristo como também pelos percursos de catequese que propôs às suas comunidades e fiéis centrados no Baptismo e na identificação com Cristo que ele supõe. Por isso, S. Paulo deixa-nos forte apelo para renovarmos a Iniciação Cristã que estamos a fazer nas nossas comunidades cristãs.


Lembro algumas ajudas com que podemos contar para vivermos este Ano Paulino:
1ª) O Livro que a Conferência Episcopal Portruguesa nos propõe com o título “Um ano a caminhar com S. Paulo”. Inclui uma proposta de meditação centrada num texto de S. Paulo para cada uma das 52 semanas do ano, que decorre entre 29 de Junho de 2008 e o mesmo dia de 2009. É para ser usado por cada pessoa individualmente, pelas famílias, pelas comunidades, pelos movimentos; para inspirar tríduos, novenas e acompanhar grupos de jovens ou adultos que se reunem com regularidade semanal ou mesmo outra. Haverá, a partir da próxima semana, exemplares na Cúria Diocesana, onde podem ser adquiridos.
2ª) As propostas de formação que, ao longo do ano pastoral 2008-09 estão previstas, quer para sacerdotes, quer para leigos, movimentos, paróquias ou grupos de paróquias, levem uma especial marca de S. Paulo e motivem para que, ao longo do ano, as cartas de S. Paulo sejam relidas e meditadas.
3ª) Os fiéis, na nossa Diocese, poderão ganhar indulgência plenária para si ou para alguém já falecido, na nossaa Sé Catedral ou em outras Igrejas que venham a ser indicadas para esse efeito, no dia 25 de Janeiro de 2009, dia da conversão de S. Paulo, que vai coincidir com o domingo e no dia do encerramento deste mesmo Ano Paulino.

Sem comentários: