sábado, 4 de outubro de 2008

Carragosela homenageia pároco

O Padre Rogério Alberto da Mota Miranda completa, no dia 5 de Outubro, 50 anos como pároco de Carragosela, no arciprestado de Seia. Para assinalar a data, a Comissão Fabriqueira vai promover uma celebração festiva em que marcará presença D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.

O Padre Rogério Miranda nasceu a 20 de Maio de 1931. Sobre a entrada no Seminário do Fundão recorda que “após vários obstáculos, por o meu médico, que não era crente, se recusar a passar-me o atestado médico para ingressar no Seminário, consegui que um outro médico amigo mo passasse. Do tempo de estudante recorda que “na transição para o Seminário da Guarda perdi, por doença, um ano”. Concluiu o Curso de Teologia em 23 de Junho de 1956, sendo ordenado presbítero a 17 de Março de 1956.
Dos primeiros tempos de padre lembra que “porque o meu pároco frequentava a Universidade de Salamanca ali fiquei empatado até ao mês de Março de 1957”.
A 5 de Outubro de 1958 tomou posse das freguesias de Carragosela, Sameiçe e Várzea de Meruge. “Por morte do saudoso Padre Artur Gouveia, a 30 de Setembro de 1978, fui nomeado Pároco de Santiago, Seia, onde vinha substituindo o grande amigo Padre Artur, deixando as paróquias de Sameice e Várzea. Mais tarde paroquiei Torroselo, que já deixei, e fiquei com a paróquia de Sabugueiro, hás cerca de 16 anos”.
Depois colaborei na fundação da Escola Secundária de Seia, ministrando a disciplina de Português e ocupando cargos directivos. Colaborei na construção da nova Escola, no Crestelo”. Em relação a Carragosela, lugar onde vai ser homenageado, lembra que encontrou “uma velha e acanhada igreja”, sendo a sua primeira tarefa “dinamizar o povo nessa obra, que se concluiu e foi sendo alindada no decorrer dos tempos”.

in ecclesia

Sem comentários: