terça-feira, 28 de julho de 2009

Um mês depois

Faz hoje um mês que a Diocese da Guarda ficou mais enriquecida com a ordenação de dois novos Sacerdotes (Pe, Celso Rocha Marques e Pe. Hugo Alexandre Pichel Martins).
E porque uma imagem vale mais que mil palavras, aqui fica uma recordação de um grande dia.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Três Beatos da Nossa Diocese

Três beatos da nossa Diocese celebrados em 17 de Julho

No dia 17 do corrente mês de Julho, celebramos a memória litúrgica de três missionários jesuitas que partiram desta nossa Diocese da Guarda para trabalharem em terras de missão. Faziam parte do grupo dos 39 companheiros do Padre Beato Inácio de Azevedo que, em três naus, rumavam ao Brasil. Foram inetceptados por corsários inimigos da Fé, ao largo das Canárias e sofreram o martírio, no dia 15 de Julho do ano de 1570. De Celorico da Beira seguia o Beato Manuel Fernandes, que se preparava ainda para a Ordenação Sacerdotal; da Covilhã, o Beato Francisco Álvares, Irmão Auxiliar e de Trancoso seguia o Beato António Soares, que também ainda estudava Teologia.

Foram beatificados pelo Papa Pio IX em 11 de Maio de 1854.
Ao celebrarmos esta data, na qual se faz a memória litúrgica dos únicos três nossos diocesanos elevados às honras dos altares até agora, queremos aproveitar para renovar a nossa preocupação missionária e também sublinhar a importância decisiva das vocações de especial consagração na vida da Igreja e igualmente da nossa Diocese.

10 de Julho de 2009

+Manuel Felício

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Falecimento


Faleceu esta madrugada em Coimbra o Padre José de Almeida Geraldes, arcipreste da Covilhã.
O funeral realizar-se-á amanhã (16 de Julho) pelas 15:30 na Igreja de São Francisco (Covilhã), partindo para Casegas (de onde era natural) onde terá a celebração pelas 18:00.

sábado, 4 de julho de 2009

Padre Hugo defende ...

Neste últimos dias tenho apenas visto com muita celeridade a informação. No entanto um colega chamou-me a atenção para uma notícia que é no mínimo não edificante…

Refiro-me há última de D. Ilídio Pinto Leandro na segunda-feira há ecclesia sobre o Instituto Superior de Teologia no qual D Ilídio foi meu ilustre professor.

Não penso que as declarações feitas, como nos são apresentadas, edifiquem em algo o IST que todos amamos. Se não vejamos “o aproveitamento dos alunos é normal”… A avaliação das várias cadeiras, que é medível pelos resultados é bastante boa (superior a alguns Institutos e Faculdades de Teologia). Os alunos que por algum motivo deixam o IST e vão estudar noutro meio académico conseguem alcançar resultados a cima da média. O Corpo docente do Instituto Superior de Teologia é de uma preparação, dedicação e de conhecimento profundo das realidades diocesanas de elevado nível. Os alunos vivendo em comunidade podem trocar conhecimentos que de outro modo não poderiam.

“os alunos faltam às aulas”… Será que todos os alunos faltam? Faltam sempre? Porque faltam? Os superiores estão certamente atentos a esse casos pontuais. Quem lhes deve perguntar porque faltam? Eu em vários anos no IST nunca faltei a uma aula…

"não falámos com os alunos sobre isso" Se há falhas… é num diálogo aberto e urgente que se podem tomar medidas em prol do IST.

Tenho para mim que IST é o melhor para os nossos Seminaristas. Urge que se defina e clarifique toda esta situação que se arrasta algum tempo que em nada dignifica comunidade do IST. Urge também que mais cuidado se tenha quando falamos para os Média.

Não podemos ficar calados quando se fecha uma fábrica nas nossas Dioceses. E quando a situação do nosso Instituto Superior de Teologia é de aparente “enceramento” quem diz basta?

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Encontro de Acólitos

No passado dia 30 de Junho, realizou-se no Salão Paroquial de São José o Encontro de Acólitos, orientado pelo Neo-Presbitero Hugo Martins.

Neste encontro teve a participação de 16 acólitos, aqui aprendemos a utilizar devidamente os vários objectos necessários a uma Eucaristia, relembramos o nome de todos os objectos religiosos. Seguiram-se as vésperas tendo terminado com a Eucaristia.