quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Santa Maria Mãe de Deus


Ao iniciarmos este Novo Ano nós acólitos da Diocese da Guarda a ti te consagramos:

Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo(a) a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
Vos consagro nesta noite e para sempre,
os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca,
o meu coração e inteiramente todo o meu ser.

E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.

Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Arciprestado da Covilhã



É já no próximo Domingo, dia 4 de Janeiro pelas 15:30 na Praça do Município (na lateral direita da Igreja da Misericódia) que chegará a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Pelas 16:00 será celebrada a Eucaristia presidida pelo Bispo da Guarda D. Manuel Felício, e em seguida será entregue à Paróquia de Santa Maria.
A imagem ficará na nossa Diocese até ao próximo dia 1 de Fevereiro e passará por todas as Paróquias do Arciprestado da Covilhã.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal de D. Manuel Felício


Está a bater-nos à porta mais um Natal. O Natal é a Festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo, acontecido há 2000 anos, em Belém, uma cidade da Palestina, que pertencia à Província Romana da Síria, então sob administração do Imperador César Augusto.



Este Imperador tinha decretado um recenseamento e cada cidadão era obrigado a dirigir-se à sua terra de origem para aí se recensear. Foi o que aconteceu a José, esposo de Maria, que estava para dar à luz.Por isso, o Menino nasceu nas cercanias de Belém de Judá, fora da cidade, onde não houve lugar para o acolher, numa casa normal. Este Menino foi adorado pelos pastores das redondezas, em nome das gentes pobres e simples e, mais tarde, pelos sábios ou magos, vindos do Oriente guiados por uma Estrela. Estes representam a ciência que investiga os segredos da história e da natureza, para bem da Humanidade; simbolizam também o poder instituído que procura os melhores caminhos para dar rumo certo às populações que lhes estão confiadas.



Jesus nasceu, assim, no coração da pobreza representada pela manjedoira dos animais e no meio dos pobres representados pelos pastores da cercania de Belém. É que Ele veio, de facto, para se colocar ao lado dos pobres e excluídos e para lhes abrir caminhos novos de combate à pobreza e à exclusão. Por isso anunciou uma humanidade nova e um Reino Novo, onde há lugar para todos e onde os últimos são os primeiros.



Esta lição do Natal é a receita de que continuamos a precisar para combater a grave crise social em que estamos mergulhados. De facto cresce o número de pobres e excluídos; aparecem novas formas de pobreza que se manifestam em pessoas, grupos de pessoas e também em regiões desfavorecidas como a nossa. Os sintomas da grave crise que atravessamos são muitos.


São o desemprego e o emprego precário, por causa das condições de inviabilidade que afectam muitas das nossas empresas e desincentivam a criação de outras.


É o analfabetismo, sobretudo entendido como incapacidade generalizada de as pessoas tirarem partido dos conhecimentos adquiridos para entrarem no processo geral do desenvolvimento. Infelizmente existe também marginalidade nos nossos meios; marginalidade ligada a hábitos e a formas de cultura que não se adaptam ao quadro das leis vigentes ou não prevenida através de uma educação bem conduzida.



A solidão, determinada principalmente pelo crescente número de idosos nos nossos meios e a necessidade de seus familiares mais próximos partiram para outras terras à procura das condições de vida que aqui não têm, é outro factor preocupante; uma solidão que cresce também e se prolonga na vida de outras pessoas que se isolam e cortam as relações mais elementares com a família, os amigos e as suas tradições de origem, quase sempre porque lhes são fechadas todas as portas normais de acesso à integração social.



Estas quatro novas formas de pobreza são apenas alguns dos sintomas da realidade social dos nossos meios que estão a pedir medidas eficazes para corrigir o processo de empobrecimento progressivo das nossas gentes.



Fazemos votos para que este Natal toque o coração de todos os responsáveis pela condução da nossa vida social, os que pertencem aos quadros da administração pública central e local e também os que representam a sociedade civil organizada em corpos intermédios. Que a boa e eficaz colaboração de todos leve a luz de Belém ao encontro de todas as pessoas e suas famílias. Assim daremos cumprimento aos votos generalizados de Natal Feliz e Próspero Ano Novo, a que estamos habituados nesta quadra do ano.



Desejo um Santo e Feliz Natal para todos.


Guarda, 16 de Dezembro de 2008

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda


sábado, 20 de dezembro de 2008

Diocese prepara plano pastoral de conjunto


Reunido em Assembleia Plenária, no dia 22 de Novembro, o Conselho Pastoral Diocesano começou a perspectivar o plano pastoral de conjunto a desenvolver na diocese a partir de 2010-2011.

A reunião decorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, sendo presidida por D. Manuel da Rocha Felício.Tendo procedido a uma visão retrospectiva da sua actividade desde que foi criado em Junho de 2006, o Conselho Pastoral Diocesano iniciou um processo de análise dos seus efeitos na acção pastoral da diocese, bem como das dificuldades sentidas na implementação de algumas propostas ou sugestões emanadas desta assembleia.

Orientado para um futuro próximo, o Conselho Pastoral Diocesano começou a pensar nas linhas de força a dar a uma pastoral de conjunto que importaria desenvolver, a partir de 2010-2011, segundo a Nova Evangelização preconizada pelo Papa João Paulo II, de forma a dar alguma sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido, vai para três anos, no âmbito da catequese e formação de adultos.


Numa perspectiva de unidade da Igreja de Cristo, o Conselho Pastoral Diocesano analisou particularmente a importância dos movimentos eclesiais para o dinamismo da pastoral paroquial e diocesana, bem como do aproveitamento que pode ser feito da rede de comunidades religiosas e de leigos consagrados no meio do mundo para uma verdadeira comunhão de serviços e ministérios.


O Conselho Pastoral Diocesano manifestou ainda o seu agrado e satisfação pelo projecto de remodelação do edifício do Paço Episcopal e Cúria Diocesana, cujas obras se espera possam iniciar-se brevemente, sendo que, entretanto, os serviços ali sedeados ficarão nas instalações do antigo Colégio de São José.


in " A guarda"

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Imagens das Ordenações pelo Pe. Carlos Helena

Missa Solene na Covilhã


O Neo-Sacerdote Valter Tiago Salcedas Duarte presidirá à Eucaristia Solene na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Covilhã no próximo Domingo pelas 16:30.

Coroa de Advento


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Primeira Eucaristia presidida pelo Padre Valter


Hoje os novos Diáconos e o novo Sacerdote celebraram pelas 12:30 na Capelinha das Aparições em Fátima, consagrando o seu Ministério a Nossa Senhora com o cântico "Totus Tuos Maria".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Palavra do Bispo.



“Hoje, a nossa Diocese e toda a Igreja vivem um particular momento de festa, por ser dia de ordenações” referiu o Bispo da Guarda, durante a homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, do dia 8 de Dezembro, na Sé da Guarda. E acrescentou: “o dia de hoje é, também, para todos nós, um convite de Deus ao exercício da nossa responsabilidade para promover as vocações sacerdotais. É de todos nós reconhecido o trabalho dedicado e generoso que fazem os nossos Seminários diocesanos e o Pré- Seminário, no acompanhamento e formação daqueles que o Senhor nos envia para seguir o caminho de Jesus Cristo, no exercício do Ministério Sacerdotal”.

“A ti Rui, quero dizer-te que no caminho que estás a realizar no Seminário, em direcção ao Ministério Sacerdotal, Nossa Senhora é o grande apelo para que vivas a tua vida numa íntima comunhão com Cristo. Na Escola de Maria, chegarás mais facilmente aos segredos do coração de Cristo”.

“a vós, Hugo e Celso que hoje sereis ordenados diáconos da Igreja, convido-vos a meditar constantemente na diaconia de Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro e único diácono onde está a referência permanente do vosso serviço à Igreja. Que Nossa Senhora seja para vós o caminho mais curto para mergulhar no coração de Cristo e n’Ele encontrardes a força e a inspiração para viverdes, como Maria, a comunhão silenciosa com a Palavra e o serviço da caridade, distribuindo também, na medida do Ministério que vos é confiado, os mistérios sagrados a todo o povo de Deus”.

“a ti Valter, que a partir de hoje chamamos Padre Valter para recordarmos e saborearmos o sinal da única paternidade que existe digna desse nome, tanto no céu como na terra, quero também recomendar-te, no dia da tua ordenação sacerdotal, o modelo de Nossa Senhora. Modelo de comunhão profunda com o seu Filho Jesus Cristo; modelo de silêncio e de meditação na Palavra; modelo de generosa oferta que fez e continua a fazer do seu Filho a toda a humanidade; modelo de Evangelizadora”. E acrescentou: “Vivendo o teu ministério na comunhão da Igreja, recordo-te a especial comunhão em presbitério para que o teu serviço seja sempre o único serviço sacerdotal de Cristo, para bem da Igreja e do próprio mundo que o Senhor neste momento histórico confia à nossa solicitude evangelizadora”.

Ordenações


Foi com a Sé da Guarda completamente cheia que Valter Tiago Salcedas Duarte foi ordenado Sacerdote. Por sua vez Hugo Alexandre Pichel Martins e Celso Rocha Marques foram ordenados Diáconos.
E com isto cada um deu mais um passo importante na sua Vida.

Este blog deseja-lhes as maiores felicidades e que cada um siga Deus.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Missa de Apresentação dos canditados ao Sacerdócio e Diaconado

Teve lugar hoje, no Seminário da Imaculada Conceição, com inicio às 8:20h a missa da Apresentação dos Candidatos.

Estiveram presentes todos os Seminaristas, Equipa Formadora do Seminário e Irmãs.

D. Manuel na sua homilia convidou a todos a " aproveitar este tempo de advento para descobrir a maneira de agir de Jesus Cristo" bem como a "identificar-mos a nossa vida com a de Cristo (relação fundamental) " para os ordinandos. Referiu ainda Isaías como grande figura do advento a imitar. Por fim salientou: " a vocação é só isto: Deus chama e o homem responde" no entanto esta resposta é " constante e renovada todos os momentos da vida" sempre com o suporte "da oração e confiança em Deus".

No Final houve espaço de partilha entre os candidatos e o Seminário.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Vigília - "Diz-me tu Senhor."


Realizou-se hoje, pelas 21 horas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (São Francisco - Covilhã), uma Vigília pelo novo Sacerdote e pelos dois Diáconos.
Durante a Vigília houve Adoração ao Santíssimo Sacramento, muitos momentos de meditação e de silêncio.

Estiveram presentes os candidatos a ordinandos Valter Duarte e Hugo Martins

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

D. Manuel fala à Diocese


“Convidamos toda a nossa Diocese a dar graças a Deus, ao longo desta semana, pelo dom de mais um Presbítero e dois diáconos, que, por especial bênção do mesmo Deus, caminham para o Ministério sacerdotal também. Confio à oração de todos os fiéis da nossa Diocese estes três candidatos aos graus do Sacramento da Ordem. Pedimos que eles venham a ser Sacerdotes segundo o Coração de Cristo.


Pedimos, também, por todos aqueles que já somos sacerdotes, a exercer o Ministério nas diferentes comunidades e serviços da nossa Diocese, para que aproveitemos a oportunidade deste grande acontecimento da Diocese e da Igreja como tal para renovarmos a nossa total entrega à causa de Cristo, Sumo e Único Sacerdote; rezamos ainda para que o Senhor desperte muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias nas nossas comunidades.


Tenhamos presentes também, na nossa oração, os Seminários Maior e Menor e ainda o Pré-Seminário para que sejam os instrumentos que Deus quer, na hora presente, para despertar, acompanhar e preparar bem para o exercício do Ministério Ordenado aqueles que Deus chama”.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Novas ordenações

É já na próxima segunda-feira, dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição,pelas 16 horas na Sé da Guarda que Hugo Alexandre Pichel Martins, natural de Celorico da Beira e Celso Rocha Marques, natural do Baco-Covilhã irão ser Ordenados Diácono. Por sua vez Valter Tiago Duarte Salcedas, natural de Nossa Senhora da Conceição-Covilhã, irá ser Ordenado Sacerdote.
A cerimónia irá ser presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

Este Blog felicita os ordenados fazendo votos das melhores bençãos de Deus em favor do Povo de Deus que lhe é confiado.