sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Formadores da Guarda estudam Moral Cristã

A reunião dos formadores da formação cristã de adultos da zona pastoral centro da diocese da Guarda (arciprestados de Guarda, Rochoso, Sabugal e Manteigas/Belmonte).
realizar-se-á no dia 8 de Novembro, no Centro Apostólico. Este ano a formação cristã de adultos centra-se na 3ª parte do Catecismo da Igreja Católica, sobre a Moral Cristã. Na ocasião será apresentado o texto de apoio que foi elaborado pela equipa encarregada deste serviço diocesano e dar as orientações metodológicas a condizer.

No dia seguinte, 9 de Novembro, realizar-se-á o mesmo encontro para os formadores da zona Oeste da Diocese (arciprestados de Seia, Gouveia, Celorico da Beira), na Casa Rainha do Mundo, em Gouveia.

in Ecclesia

domingo, 26 de outubro de 2008

Jovens do Seminário instituídos em Ministério de Leitor e Acólito

Vai ser daqui a uma hora que João Marçalo, natural de Comeal da Torre, e Rafael Neves, natural de Vale da Estrela, ambos a frequentar o 6º ano no Instituto Superior de Teologia, vão receber o Ministério de Leitor.
Também Celso Rocha, natural do Barco,estagiario pastoral em Celorico da Beira e Luís Miguel Freire, natural de Cantar Galo, que frequenta o 5º ano no Instituto Superior de Teologia, vão receber o Ministério de Acólito.

A cerimónia vai decorrer na Sé da Guarda, pelas 18:30 e será presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Felício.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

sábado, 4 de outubro de 2008

Escola de Ministérios Liturgicos - Guarda

Iniciam-se se no próximo dia 4 de Outubro os Cursos de Música Sacra e Ministério de Leitor, na Escola de Ministérios Litúrgicos da Diocese da Guarda.
O Curso de Música Sacra tem como objectivo preparar os alunos em ordem ao desempenho dos ministérios da música na liturgia. Este curso tem a duração de três anos e é composto pelas seguintes disciplinas: formação geral (Disciplinas obrigatórias): liturgia, formação musical; praxis da música na liturgia. Formação especifica (opcional): ministério do salmista; ministério do organista.
O Curso de Ministério do Leitor pretende preparar os alunos em ordem ao desempenho do ministério de leitor na liturgia. Com a duração de um ano, este curso tem as seguintes disciplinas: Sagrada Escritura; Liturgia; Praxis da Leitura na Liturgia.

Carragosela homenageia pároco

O Padre Rogério Alberto da Mota Miranda completa, no dia 5 de Outubro, 50 anos como pároco de Carragosela, no arciprestado de Seia. Para assinalar a data, a Comissão Fabriqueira vai promover uma celebração festiva em que marcará presença D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.

O Padre Rogério Miranda nasceu a 20 de Maio de 1931. Sobre a entrada no Seminário do Fundão recorda que “após vários obstáculos, por o meu médico, que não era crente, se recusar a passar-me o atestado médico para ingressar no Seminário, consegui que um outro médico amigo mo passasse. Do tempo de estudante recorda que “na transição para o Seminário da Guarda perdi, por doença, um ano”. Concluiu o Curso de Teologia em 23 de Junho de 1956, sendo ordenado presbítero a 17 de Março de 1956.
Dos primeiros tempos de padre lembra que “porque o meu pároco frequentava a Universidade de Salamanca ali fiquei empatado até ao mês de Março de 1957”.
A 5 de Outubro de 1958 tomou posse das freguesias de Carragosela, Sameiçe e Várzea de Meruge. “Por morte do saudoso Padre Artur Gouveia, a 30 de Setembro de 1978, fui nomeado Pároco de Santiago, Seia, onde vinha substituindo o grande amigo Padre Artur, deixando as paróquias de Sameice e Várzea. Mais tarde paroquiei Torroselo, que já deixei, e fiquei com a paróquia de Sabugueiro, hás cerca de 16 anos”.
Depois colaborei na fundação da Escola Secundária de Seia, ministrando a disciplina de Português e ocupando cargos directivos. Colaborei na construção da nova Escola, no Crestelo”. Em relação a Carragosela, lugar onde vai ser homenageado, lembra que encontrou “uma velha e acanhada igreja”, sendo a sua primeira tarefa “dinamizar o povo nessa obra, que se concluiu e foi sendo alindada no decorrer dos tempos”.

in ecclesia

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Concerto

Todas as Músicas® e a Associação Vozes de Lisboa apresentam Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música - Direcção Maestro Gonçalo Lourenço - Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008 - Igreja de S. José – Penedos Altos, 22 horas.


Apareçam =)